terça-feira, 26 de junho de 2012

Um dia, um adeus Autor : Guilherme Arantes






Só você prá dar
A minha vida direção
O tom, a cor
Me fez voltar a ver a luz
Estrela no deserto a me guiar
Farol no mar, da incerteza...

Um dia um adeus
E eu indo embora
Quanta loucura
Por tão pouca aventura...

Agora entendo
Que andei perdido
O que é que eu faço
Prá você me perdoar...

Ah! que bom seria
Se eu pudesse te abraçar
Beijar, sentir
Como a primeira vez
Te dá o carinho
Que você merece ter
E eu sei te amar
Como ninguém mais...

Ninguém mais
Como ninguém
Jamais te amou
Ninguém jamais te amou
Te amou...

Ninguém mais
Como ninguém
Jamais te amou
Ninguém jamais te amou
Como eu, como eu...







Deixemos Deus nos dar a direção, vamos nos guiar pela luz de seu amor. Linda música de Guilherme Arantes, interpretada pela sensibilidade e talento de Vanessa da Mata. As notas harmoniosas e a letra delicada nos toca os sentimentos, por descrever um amor puro, e que pode superar até os maiores desvios. Este amor encontramos só em Deus!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Parábola do Vinho novo em Odres Velhos Mateus 9: 14-17 Marcos 2:18-22 Lucas 5:33-39


«Depois o procuraram os discípulos de João, e lhe perguntaram: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Porém dias virão, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam.» (Mateus 9:14-17).






«(Ora os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando.) Eles vieram perguntar-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo que têm consigo o noivo, não podem jejuar. Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o noivo, nesses dias jejuarão. Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; de outra forma o remendo novo tira parte do velho, e torna-se maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra forma o vinho fará arrebentar os odres, e perder-se-á o vinho, e também os odres. Pelo contrário vinho novo é posto em odres novos.» (Marcos 2:18-22)




«Disseram-lhe eles: Os discípulos de João jejuam freqüentemente, e fazem orações; assim também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem. Jesus disse-lhes: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias, porém, virão, dias em que lhes será tirado o noivo, nesses dias hão de jejuar. Propôs-lhes também uma parábola: Ninguém tira remendo de vestido novo e o põe em vestido velho; de outra forma rasgará o novo, e o remendo do novo não condirá com o velho. Outrossim ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra forma o vinho novo arrebentará os odres, e ele se derramará, e estragar-se-ão os odres. Pelo contrário vinho novo deve ser posto em odres novos. Ninguém que já bebeu vinho velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom.» (Lucas 5:33-39).


 
Como todo ensinamento de Cristo Jesus, mas uma vez ele nos chama a atenção que ponto central de seu Evangelho não consiste em obras exteriores, como rituais e liturgias, e com excelsa sabedoria previa a dificuldade que sua Doutrina Divina enfrentaria para sensibilizar os homens acostumados com a Lei e todos os ritos impostos por Moisés. Por isso nos expõe esta parábola nos mostrando que é preciso se renovar, que é preciso se purificar dos velhos preconceitos, para se deixar habitar pelo novo ensinamento. Também Paulo um dos maiores Apóstolos de Cristo, se desnudou de todos os seus conhecimentos da lei judaica, para seguir como o mais fiel discípulo do Cristo. E nos afirma isto em sua carta aos Filipenses : ´´Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo``.(Filipenses 3:7-8)
Por isso , irmãos em Cristo, vos peço para deixar Jesus habitar vossos corações sem as amarras e os dogmas dos homens, seguindo e vivendo unicamente sobre os ensinamentos de Jesus. Amém!

sábado, 9 de junho de 2012

A sogra e o sábio Autor : Domínio público




 
  Conta-se em uma velha parábola chinesa, que após o casamento Lyng foi morar na casa de sua sogra. Nas tradições da antiga China, a sogra deve ser servida pela nora. Por isso Lyng, apesar de amar muito seu marido começou a antipatizar com a sogra, e o relacionamento foi deteriorando até Lyng nutrir pela sogra um verdadeiro ódio. Mesmo assim Lyng continuava servindo sua sogra, pois poderia perder o marido se não seguisse a tradição. Até que este sentimento atingiu tal extremo de horror, que Lyng procurou um sábio. O velho de longas madeixas e barba brancas chamado de Wang, pergunta-lhe:
-- Por que me procuras, minha jovem?
-- Ah!! Senhor, sábio tenho verdadeiro ódio de minha sogra, não consigo mais viver com ela, por isso imploro-lhe que me ensines uma maneira de matá-la - respondeu Lyng apressadamente.
Após alguns instantes de meditação, falou-lhe o sábio:
-- Bem se sabendo que a relação entre ambas é terrível, se sua sogra morre derrepente logo será você a principal suspeita dessa fatalidade.
-- Que faço eu , mestre? Indagou Lyng aflita.
-- Bem, vou te dar estas ervas venenosas, que tu servirás a tua sogra em dias alternados, com seu veneno suave e acumulativo , após seis meses as forças de sua sogra começarão a se esvair e ela irá  enfraquecendo até morte certa. Mas um detalhe, para que ninguém suspeite de te, tratarás tua sogra como a uma mãe, darás todo o apoio que ela precisar, a servirás com alegria e espontaneadade, so dirás a ela palavras carinhosas e confortadoras e quando ela morrer, chores muito. Porque aí todos dirão, mas que nora maravilhosa ela teve durante a vida, e nenhuma culpa recairá sobre você.
   Jubilosa com o plano do sábio, voltou Lyng resignada a por em prática tudo que ouvira. No dia seguinte, serve Lyng a primeira dose do chá, e vai anotando na caderneta, e a sogra continuava implicando com Lyng, mas agora ela não ligava e retribuia as palavras da sogra com carinho e afabilidade, pois sabia que seria por pouco tempo, dentro em breve não mais teria a sogra a lhe pertubar.
   E assim foram passando os dias, as semanas e ao final do 3º mês, notou Lyng que a sogra havia mudado já não era tão exigente, não reclamava de tudo, e até vez que outra chama-lhe de filha. E aos poucos Lyng começou a simpatizar com a sogra, que coisa curiosa, muitas vezes se pegava refletindo que a sogra não seria tão má quanto parecia.
    Mas continuou dando-lhe o chá, pois pareceu-lhe melhor, já que se agora esta bom com a sogra, sem ela seria ótimo.
     Chegado o 5º mês, a relação das duas tinha mudado, Lyng percebeu que adorava a sogra, e que esta lhe tratava igual uma filha, com carinho e atenção nunca imaginado. Mas a sogra caira doente.
      E no seu desespero corre Lyng novamente ao encontro do sábio Wang, e pede-lhe:
-- Ajúda-me , ó sábio, minha sogra esta morrendo!
-- Mas não era isso que você queria? Perguntou o sábio espantado.
-- Não, mestre, me arrependo de meus antigos pensamentos, minha sogra mudou, me trata com carinho e atenção, sendo hoje a única mãe que tenho, por favor não deixe minha sogra morrer.
-- Estais enganada Lyng, não foi apenas tua sogra que mudou, tu também mudaste, teu grande inimigo era o ódio que nutria pela tua sogra, e quando mudaste de postura, tratando e servindo tua sogra com carinho, plantaste o verdadeiro amor entre ambas, que esta se manifestando neste momento com toda essa preocupação.
-- Mas ela esta muito fraca, será que agora tem jeito de salvá-la? indagou Lyng.
-- Sabendo que o teu sentimento de ódio era temporário, e que o tempo e a boa vontade se encarregaria de limpá-lo e subistituí-lo pelo verdadeiro amor, dei-lhe ervas na verdade vitaminosas, que estavam a fortalecê-la, para que tivessem tempo de se reconciliarem.
-- Mas que faço eu com as ervas?
-- Continue dando-lhe, agora dê-lhe diariamente, para que se reestabeleça o mais pronto possível, pois com o seu carinho, ela viverá.
     E assim saiu Lyng com esta importante lição, que o nosso inimigo muitas vezes está em nós, são os sentimentos de ódio, inveja, rancor, amargura e tudo que nos separa de Deus, mas muitas vezes nós projetamos no outro. Só que a verdadeira cura, se dá com o amor, que apaga todos os defeitos e nos faz renascer para Cristo Jesus e seus ensinamentos. Pois ele resumiu todas as leis e os profetas em duas máximas: E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.(Mateus 22:37-40) Amém, irmãos!!

domingo, 3 de junho de 2012

Se eu morrer antes de você Autor : Vinícius de Morais







Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.
 Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
 Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
 Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
 Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
 Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.
 Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei.
 Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !
' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal.
 Outros amigos farão isso no meu lugar.
 E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
 Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
 E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
 Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
 Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
 Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !




 
Neste extraordinário poema, o poetinha transmite de forma sensível e única o verdadeiro laço que nos prende uns aos outros na terra: o amor. Fala-nos com verdadeira pureza que quando tudo passar, quando dois amigos se distanciarem, entre eles ficaram este belo sentimento que é uma das faces do amor, a sublime amizade. Nos faz refletir sobre os verdadeiros valores, o que realmente toca nossos corações, e que tem nos dado esperança e fé na vida eterna e no reencontro com as pessoas amadas após a morte da carne. Esta libertação nos deu Cristo Jesus, nos ensinou o caminho, para o reino de Deus, e esta caminhada começa no coração do homem. Deus abençoe a todos!!!